segunda-feira, 9 de julho de 2012

152 - A Terra Abandonada (Sulanga Enu Pinisa) – Sri Lanka (2005)



A Terra Abandonada (Sulanga Enu Pinisa) – Sri Lanka (2005)
Direção: Vimukthi Jayasundara
Roteiro: Vimukthi Jayasundara
Em um local isolado, os poucos moradores levam suas vidas da maneira que conseguem, sem muitas opções e em uma região sob o risco eminente de uma guerra civil.


A história se passa em um lugar onde não acontece nada. Então, para ser fiel a esse contexto, o diretor fez um filme em que não acontece nada.

No entanto, todas as ausências (de ação, de diálogo, de emoção) não torna o filme, necessariamente, ruim. Sem dúvida que ele é cansativo e um pouco chato, mas é também interessante, curioso. Representa um pequeno povoado, em um lugar literalmente abandonado, e como seus poucos moradores arrastam suas vidas.

De qualquer forma, o filme me despertou a curiosidade sobre o Sri Lanka. Quando pequeno, eu gostava desse país. Achava o nome interessante e sua bandeira mais ainda (aliás, se não me falhe a memória, acho que a bandeira mudou). Dando uma breve pesquisada na internet, descobri algumas coisas sobre essa nação asiática.

Desde sempre ela foi marcada por guerras, por poder e religião. O Sri Lanka sofreu na mão de tâmeis, cingaleses, chineses, portugueses, holandeses e ingleses, quando, em 1948 se tornou independente e, desde então, políticos contestados assumiram o poder.

Um exemplo disso é que o seu presidente, Mahinda Rajapaksa, está sendo investigado pela ONU, pela responsabilidade no massacre ocorrido em 2009, que matou 20.000 pessoas. Isso mesmo. 20 mil! (se tiver estômago fraco, não clique).

Os lugares mais isolados ainda sofrem com os fantasmas de uma guerra civil, ora fria, ora quente.

No entanto, a comunidade internacional parece não se preocupar muito com isso. Tanto que Rajapaksa ainda é o presidente e continua livre, desfrutando dos prazeres que o seu cargo lhe oferece. Recentemente, no Rio+20, ele esteve no Brasil, em um apartamento luxuoso do seu cônsul, situado na Avenida Brasil, jantando com o príncipe da Bélgica. Dizem que no menu tinha salada de lagosta com palmito, haddock com molho de caviar e aspargos frescos, magret de carnad com cuscuz marroquino e, de sobremesa, um suflê de goiaba com catupiry. Não consegui descobrir o que eles beberam, mas deve ter rolado um chazinho, principal produto do Sri Lanka.

No futebol, eles são uma lástima, como se pode perceber na goleada de 6x0 sofrida para a Malásia, recentemente. Mas, pelo visto, as mulheres mandam melhor que os homens – pelo menos as futuras gerações.

A Terra Abandonada não tem futebol, salada de lagosta com palmito, nem 20 mil mortos. Na verdade, não tem nada. Mas, isso quer dizer muita coisa.

Para um breve passeio pelas ruas de Colombo, Sri Lanka, clique aqui.





Minha nota: 6,9
IMDB:  6,1
ePipoca: -

Quem gostou desse filme, pode gostar de:



Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário