quarta-feira, 27 de junho de 2012

133 - Tulpan (Tulpan) – Cazaquistão (2008)



Direção: Sergei Dvortsevoy
Roteiro: Sergei Dvortsevoy; Gennadi Ostrovsky
Depois de concluir o serviço militar, o jovem Asa volta para as estepes do Cazaquistão, onde a irmã e o cunhado  vivem como nômades. Para iniciar uma nova vide, Asa precisa primeiro se casar. A única alternativa do rapaz naquele deserto é Tulpan.

Tudo em Tulpan parece haver um pacto entre ficção e realidade. O parto da ovelha, os redemoinhos, as crianças. É como se houvesse um acordo entre diretor e natureza, para que ela agisse na hora certa.

Já nos créditos deu para entender um pouco a origem dessa sensação. Alguns nomes de personagens eram iguais aos seus nomes verdadeiros, o que já indica uma tentativa de dar mais naturalidade a tais personagens, a partir da proposta de interpretarem eles mesmos e não outros personagens criados pela cabeça do diretor. Isso justifica a forte carga de naturalidade presenciada no íntimo da família, sobretudo pelas crianças.

No entanto, pesquisando um pouco sobre o filme, descobri que o ele se originou a partir de uma experiência casual do diretor, que era engenheiro de bordo e sobrevoava as terras cazaques. Dessa vivência, ele partiu para o documentário e, em seguida, para a ficção. Explicado, portanto, o porquê do filme ser tão documental, apesar de ser uma precisa ficção.

Talvez um documentário não conseguisse captar tamanha sensibilidade e honestidade retratada a partir das vidas, desejos, angústia e desafios dos personagens.


Minha nota: 7,4
IMDB:  7,0
ePipoca: 3,7

Quem gostou desse filme, pode gostar de:

Download:

2 comentários: