sexta-feira, 15 de junho de 2012

120 - O Artista (The Artist) – França (2011)



Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Famoso nos filmes mudos, um ator entra em depressão e mergulha no alcoolismo diante da ascensão dos filmes sonoros. No entanto, encoajado por sua amante - uma atriz que começa a fazer sucesso na nova indústria "falada", o ator decide voltar a atuar.

Sem dúvida, um dos vencedores mais surpreendentes que o Oscar já premiou. Quem diria que um filme preto e branco e mudo faria sucesso em pleno século XXI.

Mas, O Artista é um bom exemplo de como é possível ser original, mesmo se valendo de recursos primitivos. Faz jus à máxima: “nada se cria, tudo se transforma”.

O filme envolve pela compreensão dos diálogos, mesmo sem que os personagens sussurrem uma única palavra. Ele traz os clichês típicos do cinema ao seu favor. E exercita, no seu espectador, um elemento fundamental da arte: a sensibilidade.

O Artista pode não vir a ser um clássico e nem encabeçar a lista dos grandes filmes, mas dificilmente pode ter a sua premiação contestada.


Minha nota: 8,2
IMDB:  8,2
ePipoca: 4,9

Download:


Um comentário:

  1. Cara, valeu pela visita lá no blog, demorei a responder, pq ando um tanto atarefado (para variar)...hehe
    Eu sou desses que acha O Artista hipster demais, não me agrada como deveria e eu acho que o prêmio deveria ter ficado com HUGO ou Os Descendentes, mas claro que é uma opinião...hehe
    Gostei muito do teu espaço, para chegar ao final, tem q perseverar e gostar muito de cinema. Percebi que vc tem um gosto refinado, parabéns! Vou linkar tua página no meu blog e acompanhar suas postagens e estimular também..haha

    Grande Abraço!

    http://espectadorvoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir