sábado, 19 de maio de 2012

91 - Apocalypse Now (Apocalypse Now) – Estados Unidos (1979)



Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: John Milius; Francis Ford Coppola; Jospeh Conrad; Michael Herr
Durante a guerra do Vietnã, um capitão é enviado com alguns soldados para matar um coronel do exército que enlouqueceu no meio da selva.

Após mais da metade foi filme, o que me veio à mente foi: Alice no País das Maravilhas!

A epopéia vivida por um grupo de soldados em missão no Vietnã, muito se assemelha com a história escrita por Lewis Carol.

Primeiro, o capitão recebe uma missão que lhe deixa confuso e intrigado, tentando achar um sentido para tal, assim como se sentiu Alice ao cair em um mundo estranho.

Na sua primeira parada, o capitão vai para o front, com um comandante excêntrico, que pretende surfar durante uma ofensiva contra vietcongs a poucos metros dele. Seqüencia essa, que poderia receber o título de: “Pela toca do coelho”.

Depois disso, os soldados seguem seu percurso, passando, parando ou confrontando diversos pontos à margem do rio à cima. Quanto mais navegam, mais o grau de absurdo se eleva. Passam pela “Lagoa de Lágrimas” com um tigre à espera, depois pelo “Campo de Croqué com a ´Coelhinha´ de Copas” , e até param para tomar “Um chá de loucos” franceses.

E em cada parada, novos enigmas são colocados e frases de efeito, que mais confundem do que solucionam tamanho absurdo.

Mas, tal como Alice, o capitão continua seu percurso, até, finalmente chegar no reino do Comandante Maluco, endeusado por uma legião de tribais em transe e por cabeças cortadas. No julgamento final, não há reis e valetes de copas, nem lagartos, nem coelhos, nem o chapeleiro. Somente o capitão e o que resta de sua sanidade, deteriorada durante a sua epopéia.

Apocalipse Now é um épico recheado de enigmas, delírios e loucuras. Ou, como ele mesmo resume em sua cena final: horror!


Minha nota: 8,4
IMDB:  8,6
MelhoresFilmes: 9,4

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário