sexta-feira, 4 de maio de 2012

80 - O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas) – França (2009)



Direção: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard; Grégoire Vigneron
O garoto Nicolas leva uma vida tranquila até descobrir que sua mãe está grávida. Adaptação do personagem das histórias infantis de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé.

Que saudades do meu tempo de outrora, quando a ingenuidade ainda prevalecia. O Pequeno Nicolau – uma espécie de Batutinhas, em uma versão, digamos, mais existencial – é um filme para se guardar e mostrar para os futuros filhos, netos e bisnetos.

Os atores mirins são incríveis e o sotaque francês dá um toque a mais. Parece que um livro infantil é que está passando diante da tela, com um roteiro, personagens e inocências típicas das histórias infantis. No entanto, é útil para adultos, sobretudo aqueles que desejam entender o universo dos seus filhos.

Uma curiosidade é a cena em que os meninos, inspirados em Astérix, inventam uma “porção mágica”. Essa é uma clara homenagem a René Goscinny, um dos criadores dessa famosa história francesa e também o autor de O Menino Nicolau, série literária que dá origem ao filme. O livro pode ser comprado aqui.

Enfim, Le Petit Nicolas é mais um belo e divertido filme francês, que novamente traz a dúvida: que vous ferez plus tard?


Minha nota: 8,3
IMDB:  7,0
MelhoresFilmes: 6,3

Download:

2 comentários:

  1. Li o livro e vi o filme. Como na maioria das vezes o livro é melhor mas o filme é muito bom também.

    ResponderExcluir
  2. O mundo é bem mais interessante visto pelo olhar da crianças. Sensacional esse filme! A partir de agora sou fã incondicional do Cloitare. hahaha

    ResponderExcluir