quarta-feira, 2 de maio de 2012

78 - O Amuleto de Ogum (idem) – Brasil (1974)



Direção: Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos; Francisco Santos
Cercado por três bandidos, violeiro cego conta a história do nordestino que se mete com marginais da Baixada Fluminense, é morto, mas ressuscita, protegido por Ogum.

Aos poucos venho descobrindo a importância histórica de Nelson Pereira dos Santos para o cinema, e o seu cinema para o registro da formação social do povo brasileiro.

Há um tempo vi Como era gostoso o meu francês que, de uma forma tragicômica retrata uma aldeia indígena e as maracutaias envolvendo os ambiciosos europeus. Já em Amuleto de Ogum é possível ver de tudo um pouco.

Tem o cearense chegando na cidade grande, como em O Caminho das Nuvens e Estômago. Tem periferia, com crianças sendo seduzidas para entrar no mundo do crime, como em Cidade de Deus e Tropa deElite. Tem político envolvido com bicheiro, como em Demóstenes e MarconiPerillo. Tem religião africana – no caso umbanda – sendo representada, tal como em Besouro  e OJardim das Folhas Sagradas.

O Amuleto de Ogum acaba sendo um mosaico, de uma sociedade e época passadas, mas que ainda são visíveis hoje, além de filmes que viriam depois. 


Minha Nota: 7,3
IMDB: 6,7
Melhores Filmes: -

Download:


3 comentários:

  1. amigo já adicionei o link no www.filmesitalianos.blogspot.com

    abraços e sucesso na parceria

    ResponderExcluir
  2. Será que você não teria o filme "Besouro"?? :(( abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luiza, não tenho. Vou ver se acho e te aviso.

      Excluir