terça-feira, 29 de maio de 2012

102 - Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption) – Estados Unidos (1994)



Direção: Frank Darabont
Roteiro: Frank Darabont; Stephen King
Andy Dufrense é um banqueiro condenado por ter assassinado a esposa. Enviado a uma das piores penitenciárias dos EUA, ele enfrenta a dura vida de um novato na prisão. Aos poucos vai conquistando a amizade de outros presos e do próprio diretor do presídio.

É sempre bom ver excelentes roteiros passando diante dos nossos olhos.

A partir da história de Stephen King, o diretor Frank Darabont filmou e roteirizou um dos maiores filmes estadunidenses, marcante na história do cinema (não à toa, li diversos comentários do tipo “esse é o melhor filme que vi na vida”, “já assisti 16 vezes”). Não é o melhor filme que eu vi na vida e nem pretendo assistir novamente, mas certamente é um dos melhores!

A história é contada com primor. Pega carona no banal recurso da narração, o que nem por isso diminui a sua qualidade. Aliás, a narração, se bem utilizada, pode fazer a diferença em um filme. E em Um Sonho de Liberdade ela faz; como também fazem a construção do enredo, as surpresas que o diretor prega no espectador, as atuações de Morgan Freeman e Tim Robbins, a cena em que o novato, na penumbra, conversa com o diretor do presídio, a biblioteca e a bíblia! Tudo isso faz toda a diferença.

Um Sonho de Liberdade empolga pela inteligência, comove pela história dos personagens e agrada pelo excelente roteiro. Um clássico!


Minha nota: 8,4
IMDB:  9,2
ePipoca: 9,9

Download:

4 comentários:

  1. Consegui baixar até 80% do filme.Tentei novamente, mas continou parado em 80%. Abraços.Dinao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô... vou colocar o link direto então...
      abraço

      Excluir
    2. Pronto, o link direto ja ta disponivel!

      Excluir
  2. Opa,galera,Parabéns pelo Blog;Esse filme já vi diversas vezes,é uma obra que vou passar para meus filhos e netos,se Deus quiser...um filme sobre superação,também não é o melhor filme que já vi,mas está entre os melhores.Um clássico do cinema,incomparável.

    ResponderExcluir