quarta-feira, 25 de abril de 2012

71 - Soldado de Laranja (Soldaat van Orange) – Holanda (1977)

Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Kees Holierhoek; Gerard Soeteman; Paul Verhoeven
Estudantes holandeses vêem-se subitamente arrastados para a guerra, quando a Alemanha invade seu país. Um deles, judeu, é perseguido pela Gestapo; enquanto outro alia-se ao Terceiro Reich; e os outros dois participam da resistência ao Führer. Baseado no livro de Erik Hazelhoff.

Eu já tinha visto, através do cinema, a guerra nos Estados Unidos, Japão, Itália, França, Alemanha, Áustria. Mas, na Holanda foi a primeira vez.
Soldado de Laranja trata momentos desse período, em terras holandesas. Ele traz uma perspectiva pouco comum, de um país que não esteve no front, mas que permaneceu ocupado durante toda a guerra pelo exército nazista. Até por conta disso, praticamente não se tem cenas de confrontos, já que o norte do filme é um grupo de amigos que se aliam à Resistência.
Interessante é o desenvolvimento de cada personagem, que provoca um compreensão mais íntima e realista na vida de cada um, causada pela guerra. Destaque também para o ator Rutger Hauer, que no filme aparece novinho, e com a cara do Schumacher.
Minha nota: 7,4
IMDB:  7,8
MelhoresFilmes: 7,7

Download:
Torrent + Legenda (4shared)
Torrent + Legenda (zippyshare)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Axe, já atualizei o link do zippyshare.
      O problema do zippyshare é que se no intervalo de 30 dias ninguem baixar o arquivo, ele expira. Por isso que tem tantos com o link quebrado.
      Mas, sempre que achar um sim, pode continuar me avisando, que eu atualizo.
      abraço
      Az

      Excluir