segunda-feira, 23 de abril de 2012

68 - Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) – EUA (1940)


Direção: Robert Z. Leonard
Roteiro: Aldous Huxley
Drama centrado na vida de cinco irmãs na Inglaterra vitoriana do início do século 19. Uma das jovens, Elizabeth é que vai detonar uma série de mudanças comportamentais ao se encantar com a presença de um jovem que chega à vizinhança, um homem rico e orgulhoso.

Certos filmes antigos causam sensações semelhantes com as que se tem quando se olha fotos antigas. O registro visual revela a cultura de uma sociedade, como se vestiam, se comportavam ou o quão ridículo eram os cortes de cabelo.

Orgulho e Preconceito é um desses filmes “de lembranças fotográficas”. Tem, portanto, sua virtude nesse quesito. Bate a foto de uma sociedade inglesa, dos tempos de outrora. E para por aí. Fora isso não acrescenta muito em termos estéticos e estilísticos, e nem o conteúdo é tão original – pelo menos não mais, nos dias de hoje.

Tem, no entanto, uma narrativa leve, fácil de ser vista – o que ajuda nos filmes em preto e branco. Mas não muito mais que isso.

Minha nota: 5,9
IMDB:  7,5
MelhoresFilmes: 7,9

Download:

2 comentários:

  1. Gostei do filme e sempre é bom ver uma obra de Jane Austen sendo adptada para cinema em 1940. só queria se possível que postasse o filme Ladies of Leisure- A flor dos meus sonhos porque é um filme dirigido por Frank capra bem no inicio da decada de 30.

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia A Flor dos Meus Sonhos... dei uma pesquisada e nao achei ele disponível. Vou por na minha lista aqui, quando der eu posto! abraço.

    ResponderExcluir