segunda-feira, 23 de abril de 2012

67 - A Primeira Noite de um Homem (The Graduate) – EUA (1967)

Direção: Mike Nichols
Roteiro: Charles Webb; Calder Willingham; Buck Henry
Jovem acaba de receber seu diploma na escola, quando é seduzido e iniciado sexualmente por uma mulher de meia-idade. O drama é que o rapaz acaba se apaixonando não por ela, mas pela filha da mulher.

A primeira noite de um homem é daqueles filmes clássicos, que todo mundo já ouviu falar, mesmo sem ainda ter visto. É por isso que eu já fui assistir com uma certa expectativa. Achei que me interessaria pela sua graça e conteúdo, mas o que mais me empolgou foi sua fotografia.
Os planos e movimentos de câmera são detalhadamente planejados. Daqueles que fizeram o diretor perder noites e repetir algumas vezes a mesma cena. Valorizo muito isso. Vejo nisso uma certa áurea de responsabilidade, fidelidade e, sobretudo, de respeito do autor com sua obra. É como uma mãe que arruma a sua filha para ir ao seu primeiro dia de aula, e o faz da forma mais cuidadosa possível, sendo perfeccionista do cadarço à última trança do cabelo.
Filmes assim não são difíceis de serem reconhecidos e trazem um brilho a mais à obra. Mesmo quando o filme não é tão bom, é muito divertido perceber uma determinada técnica em cada sequência, que pode ser a escolha certa de um plano, ou até mesmo uma mensagem subliminar. São preocupações perfeccionistas e trabalho árduo comuns nos filmes de Paul Thomas Anderson e Tarantino, mas que não são de hoje, como bem prova Mike Nichols em A primeira noite de um homem.
Além da fotografia, a atuação do jovem Dustin Hoffman e a trilha sonora recheada de Simon and Garfunkel são pontos fortes nesse clássico.

Minha nota: 7,9
IMDB:  8,1
MelhoresFilmes: 9,2

Download:
Torrent + Legenda

Torrent + Legenda (zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário