sexta-feira, 13 de abril de 2012

39 - Mutum (Mutum) – Brasil (2007)

Direção: Sandra Kogut
Roteiro: Sandra Kogut; Ana Luiza Costa
Mutum é o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá que aprender a deixá-lo.

Confesso que ao longo do tempo venho adquirindo um certo preconceito contra filmes situados no sertão. Acho que é porque, por toda vida, eu fui inundado de informações sobre esse local e vi dezenas de filmes e livros, de diversos períodos, que tratavam do sertanejo.
Foi carregado desse desgaste, que eu me preparei para ver Mutum. Achei o filme pouco criativo, com a sensação de já tê-lo visto em fragmentos de outros filmes, sobretudo do ponto de vista fotográfico. No entanto, é inevitável não perceber a carga de sensibilidade presente nele. Tem o seu mérito por retirar a carga social, estereotipada, do espaço sertanejo e se focar nas particularidades dos indivíduos e nos acasos da vida. É isso que faz dele uma obra tão bonita e comovente.
Minha nota: 7,4
IMDB:  7,3
MelhoresFilmes: -

Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário