quinta-feira, 12 de abril de 2012

35 - Baile Perfumado (Baile Perfumado) - Brasil (1997)

Direção: Paulo Caldas; Lírio Ferreira
Roteiro: Paulo Caldas; Lírio Ferreira; Hilton Lacerda
Amigo íntimo do Padre Cícero, o mascate libanês Benjamin Abrahão decide filmar Lampião e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos, ele conversa com o cangaceiro, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

O filme é cansativo e sonolento, apesar dos esforços para não ser. Mas isso pouco importa, se refletirmos a importância histórica que ele traz. As raríssimas imagens reais de Lampião e seu bando são registros admiráveis, felizmente perpetuadas em Baile Perfumado – graças aos seus realizadores, mas, sobretudo, graças ao libanês Benjamin Abrahão, que teve a coragem e a habilidade de adentrar o espaço dos cangaceiros, adquirir a confiança do seu chefe e realizar as filmagens. Foi para ele, que Lampião escreveu:
“Illmo Sr. Bejamim Abrahão
Saudações
Venho lhi afirmar que foi a primeira peçoa que conceguiu filmar eu com todos os meus peçoal cangaceiros, filmando assim todos us muvimento da noça vida nas catingas dus sertões nordestinos.
Outra peçoa não conciguiu nem conciguirá nem mesmo eu consintirei mais.
Sem mais do amigo
Capm Virgulino Ferreira da Silva
Vulgo Capm Lampião”
Recomendo a leitura dessa matéria: Trágico fim de Bejamin e Lampião, e a música Banditismo por uma questão de classe, de Chico Science & Nação Zumbi, banda que compõe a trilha sonora do filme.
Minha nota: 7,2
IMDB:  7,3
MelhoresFilmes: 6,8

Download:
Torrent

Torrent (zippyshare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário