terça-feira, 10 de abril de 2012

24 - A Árvore da Vida (The Tree of Life) – Estados Unidos (2011)

Direção: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
O filme mostra as origens e o significado da vida através dos olhos de uma família da década de 1950 no Texas, tendo temas surrealistas e imagens atráves do espaço e o nascimento da vida na Terra.

Vez ou outra, os estúdios de Hollywood fazem uma gracinha e investem em superproduções que não contenham tiros, bombas, explosões ou personagens infantis. A Árvore da Vida é um exemplo disso: uma superprodução, que ousa na sua linguagem, na estética e composição do roteiro. É, sem dúvida, uma boa novidade.
No entanto, alguma coisa – não sei o quê – ainda faz com que o filme mantenha um ranço dos tradicionais filmes comerciais hollywoodianos. É como se o diretor se esforçasse tanto, mas alguma coisa lhe impede de “chegar lá”.
Minha nota: 8,4
IMDB:  7,0
MelhoresFilmes: 7,6

Download:

9 comentários:

  1. Obrigado por esse filme, Az. Estava muito afim de vê-lo. Filmes que abordam questões existenciais mui me interessam. rs

    Não sei se você já viu "Melancolia", de Lars von Trier, é nessa linha... E é arrebatador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, bicho! Vale a pena ver. Melancolia ainda não vi, mas tá na lista... em breve aparecerá por aqui!

      Excluir
    2. Não consigo inserir a legenda nele. Consegui no filme "welcome", mas nada nesse. :/

      Excluir
    3. você tá ligado que tem que colocar a legenda com o mesmo nome do arquivo do filme, né? Nem assim conseguiu?

      Excluir
    4. Ahhhhh... Agora sim.
      Valeu, bicho!

      Excluir
  2. Porque 8,4? Quais são os seus critérios? Discordo e acredito que esta obra fílmica enaltece a vida humana, edificando novos olhares sobre o Homem. Em relação, ao modelo hollywoodiano de fazer cinema, vamos acabar com esse discurso segregador e descobrir novas maneiras de observar as produções!
    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tenho vários critérios.. direção, roteiro e até alguns quesitos como "assistibilidade", que é pelo simples prazer ou não de se ver o filme. Para você ter uma idéia, nos itens mais técnicos, como "direção","roteiro", "estética" e "originalidade", eu dei quase a nota máxima. Mas nos mais subjetivos foi que ele perdeu ponto comigo, pois não me tocou tanto assim.
      Como você pode ver, esse lance é uma coisa bem pessoal, quase que um passatempo.
      Mas concordo com suas palavras sobre o que o filme representa. Sobre a questão do "hollywoodiano", é que eu observo que alguns diretores tentam fazer algo mais autoral, não convencional, mas nem todos conseguem ser plenos nisso. Árvore da Vida é um caso desses, ao meu ver. Foge da convencionalidade, mas ainda falta alguma coisa que eu não sei o que é. Pode ser só um mero preconceito meu, não sei. Mas, se for, concordo contigo...tem que acabar. De qualquer forma o filme é muito bom e vale a pena ser visto.

      Excluir
  3. Oi! O link pra download tá desativado. Na verdade, tem um monte assim. Você tem a pretensão de reativá-los, 366?

    De toda maneira, obrigado por permear o mundo do cinema com intimidade. Aguça a vista dos leigos, atiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexon,
      Atualizei o link desse filme, pode tentar baixar agora.
      Realmente, têm muitos arquivos que acabam expirando. Mas sempre que você encontrar algum, pode sinalizar que eu atualizo.
      Pretendo entrar nas primeiras semanas de 2016 com todos os links funcionando.
      No mais, muito obrigado pelo comentário. Sigo aqui, no trabalho de formiguinha pra dar essa contribuição do cinema ao mundo, e ao mundo do cinema.
      um abraço e bom final de ano!
      Az

      Excluir