quinta-feira, 5 de abril de 2012

13 - Os Intocáveis (Untouchables) – Estados Unidos (1987)

Direção: Brian de Palma
Roteiro: David Mamet
Na Chicago dos anos 1930, jovem agente do FBI Eliot Ness tenta acabar com o reino de terror e corrupção instaurado pelo gângster Al Capone. Para isso, ele recruta um pequeno time de corajosos homens, dispostos a levar a tarefa a cabo. Oscar de ator coadjuvante para Connery.

“Ei Al Capone, vê se te orienta. Assim dessa maneira, nêgo, Chicago não agüenta”. Um dos maiores mafiosos da história dos Estados Unidos já foi retratado em diversos filmes, e até por Raulzito. Mas em Intocáveis há um preciosismo à sua altura - uma obra irônica e sarcástica.
A essência do roteiro é típica dos filmes de Hollywood: um gênero policial com leveza, bom humor e sofisticação; com os mocinhos heterogêneos, que passam por maus bocados, mas se superam e chegam lá; e mais uma dose sutil de apelação emocional em alguns momentos.
No entanto, Brian de Palma consegue transformar esse roteiro limitado, em uma grande obra, graças à sua maestria na direção. Um bom exemplo das virtudes do diretor é a cena em que um carrinho com o bebê desce escada à baixo, no meio do bang-bang, em uma clara referência e homenagem à famosa seqüencia da “Escadaria de Odessa”, de Eisenstein.
Em O Encouraçado Potemkim foi assim (a partir do instante 1:15) e em Os Intocáveis ficou assim (a partir de 6:12)
Minha nota: 8,6
IMDB:  8,0
MelhoresFilmes: 8,9

Download:
Torrent + Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário